Cartão concedido aos estudantes regularmente matriculados nas escolas que comprovem a necessidade da travessia e
aos professores no exercício de suas funções. O direito ao desconto é de 50% no pagamento da tarifa.
Para agilizar o processo de cadastramento, preencha o formulário e leve-o impresso até a Central de
Atendimento localizado na estação de embarque de Vicente de Carvalho.
Formulário de Cadastro
Como faço para solicitar o cartão? Qual a documentação necessária?
- Formulário disponível na Central de Atendimento Vicente de Carvalho devidamente preenchido pelo aluno, assinado e carimbado pelo diretor(a) da instituição;
- RG, CNH ou Carteira de trabalho;
- Foto capturada no ato do cadastro;
- Comprovante de residência recente no nome do aluno (contas de consumo, fatura de cartão de crédito, contrato de aluguel) – Em caso de comprovante de residência no nome de parente, trazer a documentação provando o grau de parentesco.
Entregar toda a documentação juntamente com o formulário na Central de Atendimento.
Depois de realizar o meu cadastro, onde posso retirar o meu cartão?
Tanto a 1º via quanto a 2º via do cartão é fornecida no ato do cadastro.
O cadastramento pode ser realizado de segunda a sexta das 8h às 18h na Central de Atendimento da estação Vicente de Carvalho.
Qual o valor da 1º via do Cartão?
A emissão da 1º via do cartão não tem nenhum custo.
Qual é a validade dos créditos?
Créditos eletrônicos não perdem a validade.
Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?
Procure a Central de Atendimento – Vicente de Carvalho, na Av. Thiago Ferreira s/n, no horário das 8 às 17 horas
e apresente seu cartão, para que seja avaliado.
Em caso de lesão ou destruição total do meu cartão, o que posso fazer?
Nas duas hipóteses procure a Central de Atendimento – Vicente de Carvalho, na Av. Thiago Ferreira s/n, no
horário das 8 às 17 horas, para solicitar a 2ª via do seu cartão.
De que forma posso bloquear o meu cartão? E quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
O cliente pode solicitar o bloqueio de duas formas: pelo telefone (13) 3341-5771 e 0800 7733711 ou comparecendo
na Central de Atendimento Vicente de Carvalho, que fica localizada na Av. Thiago Ferreira s/n. O bloqueio será
em até 24 horas (sempre a 00:00 zero hora do dia).
Como solicitar a 2ª via do cartão?
Procure a Central de Atendimento Vicente de Carvalho portando o RG, no horário das 8 às 17 horas para solicitar
a 2ª via do seu cartão. Efetue o pagamento equivalente a dez tarifas unidirecionais vigentes.
Quais cursos dão direito ao Bilhete Eletrônico?
Educação Infantil (Somente professores).
Ensino Fundamental (Regular e Supletivo).
Ensino Médio
(Regular e Supletivo).
Cursos Profissionalizantes de nível técnico, nos termos do Decreto Federal nº
5154, de 23 de julho de 2004, equivalente ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes.
Cursos
Regulares de Educação Profissional, ministrados por escola oficiais, oficializadas ou reconhecidas, com duração
mínima de 2 (dois) anos.
Curso de Graduação Superior, ministrado pelas Universidades e Faculdades
Públicas ou Privadas, autorizadas pelo Ministério da Educação.
Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e
Doutorado).
Quais cursos não dão direito ao Bilhete Eletrônico?
Curso de Idiomas.
Cursinhos preparatórios.
Curso de qualificação profissional.
Funcionários
de instituição de Ensino que não sejam professores no exercício da profissão como, por exemplo, Diretores (as)
Serventes, Inspetores e funcionários da Administração.
Durante o período de realização de estágio.
Instituição de Ensino localizada fora dos limites da Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Pessoas com mais de 65 anos de idade, pois já possuem isenção total da tarifa.
Portadores de Deficiência
já cadastrados, pois já possui isenção total da tarifa.
Qual o limite de créditos por mês?
O estudante terá direito a adquirir, mensalmente, no mínimo 10 unidades e no máximo 50 (cinquenta) unidades
tarifárias com desconto de 50% (cinqüenta por cento) da tarifa integral.
Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?
A recarga só pode ser feita pelo usuário ou pelos pais/responsável do declarado.
Caso eu mude de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?
Não. Apenas compareça a Central de Atendimento para fazer a alteração do seu cadastro.
Por que devo apresentar meu cartão também ao fiscal?
O cartão escolar é pessoal e intransferível e sua utilização será permitida quando da identificação do portador
que será feita pelo fiscal.
O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?
Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado.
Qual o risco do cartão ser falsificado?
A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são
empregados na sua fabricação.
Como o passageiro poderá acompanhar os créditos que ainda restam no cartão?
Ao apresentar o cartão ao validador, o passageiro recebe a informação dos créditos restantes.
Qual é o tempo de liberação da catraca?
No momento em que o usuário apresenta o cartão, ocorre o débito e a catraca fica liberada para passagem durante
o tempo de 20 segundos. Caso o usuário não passe nesse tempo, ocorre o travamento da catraca.
Após um período letivo é necessário se recadastrar no bilhete eletrônico?
Sim, sempre no início do próximo período letivo. Em Fevereiro e Agosto.
O que é necessário para se recadastrar?
Deverá comparecer na Central de Atendimento – Vicente de Carvalho, localizada na Av. Thiago Ferreira, s/n. Tel.:
(13) 3341-5771. Necessário apresentar o Atestado de Matricula ou uma Declaração da Instituição de ensino na qual
o aluno estiver matriculado regularmente. Nessa declaração deverá constar o início e o término do Período Letivo
do Curso.
Deverá, ainda, apresentar comprovante de residência recente (até 03 meses) e documento oficial
com foto.