Principal serviço de mobilidade urbana do Litoral Paulista, o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo passou a ser, em 1º de novembro de 2020, do Departamento Hidroviário – DH, em razão do Decreto Estadual n.º 65.262 / 2020.
Sua história, secular, inclui uma série de grandes investimentos que transformam a vida da população, oferecendo agilidade, segurança e economia para quem precisa atravessar e aos turistas que visitam várias das mais belas e atraentes cidades do país.
São oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri. Com uma frota atual de 34 Embarcações, entre lanchas e balsas, o sistema tem um volume diário de 20 mil pedestres, 11 mil ciclistas e 26 mil veículos.
As viagens por ferryboats são gratuitas para ciclistas e o serviço de lanchas oferece isenção de tarifa para maiores de 65 anos e menores de 5 anos. Os estudantes pagam metade da tarifa, assim como os moradores da região da Travessia Cananéia/Ariri. Idosos e pessoas com necessidades especiais têm embarque prioritário em todas as embarcações.