Meio Ambiente
O DH, órgão da administração direta do governo do Estado de São Paulo, tem atuado no aperfeiçoamento da segurança operacional das vias navegáveis,
implanta e fiscaliza obras de melhoria para a eliminação de pontos críticos e de perigo à navegação, com planos de ação emergencial e de combate a incêndios.
Com um Centro de Controle Operacional integrado a sistemas de Gestão Ambiental, possibilita a preservação dos ecossistemas aquáticos, atenuando os efeitos de erosão, proliferação de plantas aquáticas e de espécies invasoras, além do controle da poluição química e orgânica da água.
Cooperação entre o DH e Marinha nas atividades de monitoração das operações de transportes de cargas e de fiscalização do cumprimento das normas operacionais na hidrovia visando intensificar a atividade de inspeção naval, especialmente no que se refere a segurança na aproximação e transposição das pontes e obras de engenharia, pelas embarcações de transporte de carga.
Vantagens Comparativas
O modal hidroviário é reconhecido mundialmente como meio de transporte eficiente e mais adequado do ponto de vista econômico, social e ambiental. Vantagens do transporte hidroviário em relação aos modais rodoviário e ferroviário
- Eficiência energética
- Capacidade de concentração de cargas
- Vida útil dos equipamentos e veículos
- Consumo de combustível
- Emissão de poluentes
- Consumo de espaço
- Congestionamento de tráfego
- Custo de infra-estrutura
- Número de acidentes
- Custo de operacional
- Impacto ambiental
- Emissão de ruído