Frota

Opera atualmente na Hidrovia Tietê-Paraná, na navegação comercial de grande porte, uma frota de 48 comboios, pertencentes a seis empresas. O comboio de empurra, embarcação formada pelo conjunto de um empurrador e um número variável de barcaças, adapta-se bem ao transporte praticado. Pelas Eclusagem dos rios, reservatórios, eclusas e das pontes que cruzam a rota de navegação é possível o tráfego de comboios com diferentes composições em diferentes trechos da Hidrovia.

Nas eclusas, pelas suas dimensões de projeto, e nas pontes próximas a elas, podem passar comboios com um empurrador e duas barcaças. Já nos reservatórios e nas pontes em que

já foram ampliados os vãos de navegação e protegidos os pilares laterais, o tráfego permitido é com quatro barcaças. Também já é possível navegar com seis barcaças em trechos de rios e reservatórios mais largos e sem pontes para transposição. O DH tem desenvolvido planejamento para adequar novos trechos da hidrovia ao tráfego de composições maiores, que transportam maior quantidade de carga por viagem, propiciando ganho de eficiência para as frotas das empresas.


Embarcações para transporte comercial de cargas